A Ligga, que segundo a Revista Brasil Mineral, é umas 100 maiores empresas de mineração brasileiras, contratou a Progen para projetar seu programa Ferro Sul, nas cidades de Parauapebas e Curionópolis – PA, municípios assentados na Serra dos Carajás, que segundo estudo conduzido pela United States Steel (USS) possui uma reserva estimada de 18 bilhões de toneladas de ferro de alto teor.
Os projetos, conceitual e básico, foram realizados na planta de beneficiamento de minério de ferro que tem previsão de produzir até 15 milhões de toneladas por ano sem utilizar água no processo. Esta técnica, chamada de umidade natural, não necessita da criação de barragens de rejeitos, reduzindo o impacto ao meio ambiente.
A Progen também foi responsável por estudar alternativas de investimentos (CAPEX) e de despesas operacionais, necessárias para o funcionamento do empreendimento (OPEX).
O investimento no Ferro Sul será de R$ 518 milhões, e estima produzir 8 milhões de toneladas anuais de minério de ferro de alta qualidade em uma 1ª etapa, com previsão de gerar 1.297 empregos no pico das obras e 680 empregos diretos na operação, de acordo com dados divulgados na audiência pública do projeto, promovida em parceria com o Governo do Estado do Pará e a Ligga.
Ficha Técnica
- Mercado: Mineração
Cliente: Ligga
Localidade: Parauapebas e Curionópolis, PA
Serviços Prestados
- 1 Projeto Conceitual
- 2 Projeto Básico
- 3 Estudos de investimentos (CAPEX e OPEX)