Distribuído em nove níveis, o ginásio integra um dos mais emblemáticos cartões-postais de Belo Horizonte – MG, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, e completa, no dia 15 de março, 45 anos de história.
O Mineirinho, um dos maiores ginásios cobertos do mundo, bateu recordes de público, como os 33 mil espectadores no vôlei Brasil x Grécia, em 1994, e mais de 25 mil na final da Liga Nacional de Futsal, em 1999. Na música, recebeu shows icônicos, como Titãs, além de artistas como Rita Lee, Roberto Carlos, Kiss, Rihanna e Bob Dylan.
A Concessionária Mineirinho SPE – da qual a Progen faz parte, assumiu a concessão em 2022. Foi iniciada uma reforma para renovar o espaço e a retomada das atividades foi marcada por uma noite inesquecível, com a participação de Rafael Nadal, um dos maiores tenistas de todos os tempos, em um duelo emocionante contra Casper Ruud. A ocasião marcou a última vez que o espanhol competiu no Brasil – e ganhou.
Em 2024, foi a vez do universo dos eSports tomar conta do ginásio. A final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) atraiu mais de 11 mil pessoas e ultrapassou a marca de 320 mil espectadores nas plataformas digitais.
Em outubro e dezembro, foi a vez dos esportes retornarem ao Estádio. O Mineirinho reafirmou sua tradição esportiva ao sediar as finais do Campeonato Mineiro de Voleibol Masculino e do Campeonato Brasileiro de Handebol, com partidas eletrizantes e grande público. Já este ano, abriu o calendário de eventos com a turnê “Numanice”, de Ludmilla, reunindo mais de 13 mil pessoas, posicionando sua esplanada externa como um grande cenário para shows e apresentações culturais.
As obras de modernização e revitalização avançam, preparando o Mineirinho para grandes eventos ainda este ano. Em maio, o ginásio receberá Roberto Carlos com a turnê “Eu Ofereço Flores”, reforçando seu papel como palco de eventos inesquecíveis.
As recentes reformas, lideradas pela Concessionária Mineirinho SPE, garantem novos capítulos de sucesso, proporcionando experiências cada vez mais especiais para todos.